Tcc Gravidez
A gestação ectópica é caracterizada por implantação do ovo fecundado fora do útero e isso é considerado um problema de saúde pública que vem afetando 1% das gestantes, sendo a causa da mortalidade materna em 4% das mulheres. O presente trabalho tem como objetivo mostrar que há formas de diagnosticar precocemente essa patologia a fim de minimizar as consequências que podem levar a gestante a vir a óbito. Os sintomas são característicos tornando possível a sua identificação precoce, podendo ser diferenciado de outras patologias. Diversas são as causas que podem levar á doença inflamatória pélvica destacando-se entre elas a Chlamidya trachomatis que segundo estudos foi confirmado de 25-61% do total de casos. Os métodos diagnósticos que temos disponíveis atualmente são grandes aliados na identificação precoce dentre eles podemos destacar o βHCG quantitativo e a ultrassonografia transvaginal, para administração do tratamento, ou procedimento adequado para interromper a gestação ectópica a fim de minimizar os efeitos causadores de danos a gestante nessa situação.
Palavras-chave: Gravidez Ectópica. Diagnóstico. Tubas uterinas. MTX. Ultrassonografia transvaginal. βHCG. tratamento.
4 DISCUSSÃO
A maioria dos autores como Neme (2005), concorda que os níveis abaixo da linha discriminatória são sugestivos de GE, em contrapartida os autores Junior et al (2008), referem como fator discriminatório para GE valores muito elevados de HCG. Portanto nota-se que há divergência entre autores.
Um caso clínico de uma jovem de 29 anos, mãe de um filho de 11 anos, apresentando amenorréia, dor pélvica, vertigens, apresentou um βhCG qualitativo com resultados negativos até a 9ª semana, após esse período o resultado apresentou-se positivo dando início ao pré-natal. Ao desconfiar que sua gestação não estivesse ocorrendo normalmente igual a sua primeira em decorrência dos sintomas atípicos, começou á ir á vários profissionais á fim de investigar