TCC GRAFITE
2.1 Objetivo Geral
Mostra que os desenhos em paredes “grafite” usados de forma artística não deve ser considerado como vandalismo.
2.2 Objetivo Especifico
Demonstrar uma forma de liberdade, expressão e sentimentos que o artista vivencia.
3 FERERÊNCIAL TEÓRICO
Figura 1 – Grafiteiros gêmeos imagem de Kelburn Castle. Fonte: www.miink.com.br/blog/2008/12/08/os-gemeos/
Ao inverso do que a população em geral prensa o grafite é composto de forma e estilo extremamente variado.
Atualmente os mais conhecidos e mais utilizados são:
• Hall-Of-Fame
• Bombing
• Crew
• Trash- Train
• Stencil
• Wildstyle
• Throw-Up
3.1 Hall-Of-Fame
Este é um tipo de grafite mais pensado e trabalhado pelo fato de poder ser exposto em paredes legais não correndo o risco de se comprometer com as autoridades. Fonte: fatcapmagazine.blogsport.com.br/2010/08/graffiti-hall-of-fame-2010-harlem-nyc.html.
3.2 Bombing
É considerado qualquer tipo grafite ilegal porem quando se fala de bombing fala-se de um grafite de rua não em comboios ou metropolitanos que não se encaixa em definições de “tag”ou seja a assinatura do criador podendo utilizar formas geométricas para a conclusão mesclando com letra passando assim a marca registrada. Fonte: subsoloart.com/blog/tag/dem/
3.3 Crew
Quando fala-se de crew, fala-se de um grupo de grafiteiros que se unem com o objetivo de formar o seu próprio grupo as crews costuma ter nomes extensos que são abreviados através de siglas, normalmente entre duas e quatro letras. Através dessas siglas são criadas novas definições para o nome do crew; Um grafiteiro pode pertencer a varias crews e muitas vezes os grafiteiros preferem pintar o nome de suas crews abreviando ou mantendo por extenso, se os grafiteiros dão reputação as suas crews o contrário também acontece a partir daí se tornando importantes estimulando para que façam crescer o maximo possível o nome da sua crew. Fonte: