conceituação de auditoria
Conceito de Auditoria
Podemos definir Auditoria como uma forma bem simples de levantamento, estudo e avaliação dos procedimentos, ou também como uma revisão das demonstrações contábeis, registros e operações financeiras de uma entidade, a fim de que ela se enquadre às normas pertinentes e à legislação pertinente.
Hoog (2007, p. 65) diz que:
“Auditoria contábil é o procedimento científico relativo à certificação dos elementos da riqueza aziendal, normalmente contabilizados nas fundações, associações, sociedades empresária e simples. Assegurando a credibilidade das informações das peças contábeis e a integridade do conjunto de bens e obrigações e da situação líquida, visa a minimização ou eliminação dos riscos fiscais, societários, ambientais, trabalhistas, previdenciários, sistêmicos ou não da ambiência.”
Objetivos da Auditoria
Para realização de uma Auditoria o profissional da área necessita de seguir alguns objetivos.
Segundo Machado (1993, p.9), o auditor deve seguir esses objetivos:
a) Verificar a situação econômica e patrimonial de uma empresa, através de suas demonstrações contábeis;
b) Analisar a estrutura operacional existente de uma entidade, oferecendo sugestões com vistas ao seu aperfeiçoamento e racionalização de suas atividades;
c) Revisar a estrutura administrativa existente na entidade, verificando a existência de uma adequada linha de autoridade e responsabilidade, perfeitamente definida entre os departamentos, levando em conta a necessária segregação de funções.
Depois da utilização desses objetivos o auditor poderá emitir seu parecer.
Este deverá expressar a opinião do auditor sobre as demonstrações contábeis. O auditor deve verificar se as demonstrações foram preparadas de acordo com os princípios da contabilidade geralmente aceitos e, se esses princípios, foram aplicados na documentação examinada, referente ao exercício anterior.
Auditoria Interna
A