TCC Gastronomia no Brasil
CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM
GASTRONOMIA
EVERTON DONIZETI LEMES
CARLOS ROGÉRIO MARTINS
GASTRONOMIA NO BRASIL
Campinas
Outubro, 2014
EVERTON DONIZETI LEMES
CARLOS ROGÉRIO MARTINS
GASTRONOMIA NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso Técnico de Nível Médio em Gastronomia do Colégio CEKETEK OBJETIVO para a disciplina Gastronomia.
Orientador: Paulo Nunes
Campinas
Outubro, 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. HISTORIA 6
2.1 Indígenas 6
2.2 Africanos 10
2.3 Europeus e outros povos 11
3. ALIMENTAÇÃO DIÁRIA 12
4. PRATOS TÍPICOS 13
5. CENTRO OESTE 14
6. NORTE 15
7. NORDESTE 16
8. SUDESTE 18
9. SUL 19
10. FOLCLORES E SUPERTIÇÕES ALIMENTARES 19
11. BEBIDAS 21
12. QUEIJOS 22
CONCLUSÃO 24
REFERENCIAS 25
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos a culinária Brasileira que é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos.1 Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Esses faziam adaptações dos seus pratos típicos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais. A feijoada, prato típico do país, é um exemplo disso.2 Os escravos trazidos ao Brasil desde fins do século XVI, somaram à culinária nacional elementos como o azeite-de-dendê e o cuscuz. As levas de imigrantes recebidas pelo país entre os séculos XIX e XX, vindos em grande número da Europa, trouxeram algumas novidades ao cardápio nacional que concomitantemente fortaleceu o consumo de diversos ingredientes.
A alimentação diária, feita em três refeições, envolve o consumo de café-com-leite, pão, frutas, bolos e doces, no café da manhã, feijão com arroz no almoço, refeição básica do brasileiro, aos quais são somados, por vezes, o macarrão, a carne, a salada e a batata e, no jantar, sopas e também as várias comidas regionais.
As bebidas