TCC Faculdade Uva
Na sociedade atual, muitas realizações surgem a todo instante, nas quais os avanços científicos, tecnológicos e culturais acontecem em curto espaço de tempo e num imenso espaço geográfico, causando fortes impactos na sociedade.
Essas mudanças também tendem a colaborar para o crescimento das desigualdades e da injustiça social, à medida que grande parte da população é duplamente excluída, ou seja, não tem acesso à escola e ao mercado de trabalho, principalmente em países como o Brasil.
A existência desses brasileiros, com pouca ou nenhuma escolarização, resulta dos fatores sociais e econômicos que impedem o acesso à escola de jovens e adultos, na faixa etária correspondente ao ensino fundamental. Em decorrência disso, surgem problemas de distorção idade/série nesse nível de ensino que comprometem o processo de ensino e aprendizagem.
Além disso, é essencial realizar uma reflexão da práxis educacional para que se redimensionem as ações diárias em sala de aula a fim de propiciar uma educação dialógica proporcionando uma interação entre professor e aluno, através de um diálogo real, tendo cuidado com a utilização de uma linguagem acessível aos discentes, considerando as diferenças de idade e experiências de cada um, elaborando-se um planejamento participativo com intuito de tomar as aulas atrativas com a interação do grupo valorizando a vivência, a experiência que o aluno tem de forma a contextualizar os conteúdos sistematizados, para que o aplique na sua realidade diária.
O artigo apresenta como tema “O processo de aprendizagem dos alunos e professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos”, sendo que sua relevância está no fato de que a contribuição desse educador para se compreender e administrar o ensino e aprendizagem de adultos é essencial, cabendo ao pesquisador recorrer a suas concepções e ideias com o intuito de aprofundar os conhecimentos a respeito do trabalho desenvolvido por esse expoente da educação.
O objetivo desse artigo é analisar o