TCC EVA
Considerado uma das idéias mais eficientes até os dias de hoje, o EVA é o assunto de conversas em rodas financeiras em todo o mundo, porém a maioria dos executivos tem apenas uma vaga noção do que é o EVA e do que ele seria útil para sua empresa(EHRBAR, 1998).
Segundo (EHRBAR, 1998) o EVA existe há mais de 200 anos como ferramenta de medida de desempenho, porém foi introduzido definitivamente na literatura da Administração a partir do primeiro ano da década de 60. Mas foi no início da década de 80 que a antiga idéia de lucro econômico (ou lucro residual) foi recuperado e o EVA se destacou com reportagens da Revista Fortune dos Estados Unidos.
As abordagens de criação de valor remontam a Alfred Marshall, em 1890, o qual abordou primeiramente a noção de lucro econômico (BURKSAITIENE, 2009). A partir da década de 1980 o assunto passou a tomar uma maior proporção. Bacidore at al. (1997, p. 11) mencionam que “[...] o ativismo dos acionistas, em 1980, atingiram níveis sem precedentes e levou a um aumento da pressão das empresas a maximizar valor para os acionistas de forma consistente.”
QUEM DESENVOLVEU E PATENTEOU
Em decorrência de estudos e melhorias feitas pelos americanos Joel Stern e G. Bennet Stewart III, foi desenvolvido o EVA, cujo termo Economic Value Added foi posteriormente patenteado pela empresa de consultoria e auditoria Stern Stewart & Co., da qual se tornaram sócios e fundadores.
Indicando que só existe lucro após a remuneração de todo o capital empregado ao custo de oportunidade. Segundo (EHRBAR, 1998) vice presidente da Stern Stewart & Co., o EVA é muito mais do que imaginam, ou seja é a estrutura completa para um sistema de gestão financeira e remuneração de incentivo que pode dar o caminho certo a ser tomado pela empresa, que pode transformar culturas corporativas, que pode melhorar as vidas de trabalho de todos na organização, tornando-os mais bem sucedidos, e que pode ajudar ajuda-los a produzir