Deus
Patogenia das Doenças Infecciosas A doença infecciosa é uma doença causada por microrganismo, e os microrganismos que causam doença infecciosa são coletivamente denominados patogênicos, a infecção para se referirem á colonização por um patógeno (quando um patógeno se aloja na superfície ou no interior do corpo de uma pessoa, ali estabelecendo residência, a pessoa está infectada por aquele patógeno).
- Etapas na patogenia das doenças infecciosas:
1° Entrada do patógeno no corpo. As portas de entrada incluem a penetração do patógeno pela pele ou mucosa.
2° Fixação dos patógenos a alguns tecidos do corpo.
3° Invasão ou disseminação do patógeno
4° Evasão das defesas do hospedeiro
6° Dano ao tecido do hospedeiro o dano pode ser tão extenso algumas vezes que pode causas ate a morte do paciente
-Virulência Cepas virulentas microrganismo capaz de causar doença, enquanto as cepas não virulentas não são, por exemplo, podem existir cepas virulentas (não patogênicas) de uma determinada espécie. As cepas virulentas são capazes de causar doença, enquanto as não virulentas, não.
- Fímbrias bacterianas (Pili) São projeções longas, finas, flexíveis, compostas principalmente de um arranjo da proteína chamado de pilina. As fímbrias são consideradas fatores de virulência porque permitem queas bactérias se fixem as superfícies, incluindo vários tecidos no interior do corpo humano, as Pseudomonas aeruginosa pelo fato de as fímbrias possibilitarem as bactérias colonizarem as superfícies, elas são algumas vezes referidas como fatores de colonização.
- Toxinas A capacidade dos patógenos danificarem os tecidos e causarem doença pode depender da produção e liberação de vários tipos de substâncias venenosas, referidas como toxinas. As duas principais categorias de toxinas são as exotoxinas e as endotoxinas. As endotoxinas podem causar graves efeitos fisiológicos adversos, como febre e