tcc estetica
1.1 Definição
Segundo Guirro e Guirro (2002) a pele recobre toda a superfície do corpo e representa 12% do peso total do corpo com aproximadamente 4,5 kg. É o maior órgão do corpo humano exposto ao meio ambiente e tem pH levemente ácido.
É considerada o manto de revestimento do organismo, indispensável a vida e que isola os componentes orgânicos do meio externo. Constitui-se em complexa estrutura de tecidos de varias natureza, dispostos e inter-relacionados de modo a adequar-s harmonicamente, ao desempenho de suas funções. ( SAMPAIO, RIVITTI, 2007)
O fluxo sanguíneo na pele pode ser bem variado. Em condições normais o fluxo é de 400 mililitros por minuto, mas em condições extremas pode circular mais de 2500 ml por minuto. (GUIRRO, GUIRRO, 2002, p.15)
A cor da pele é determinada pela presença de melanina que é produzida a partir da tirosina nas celulas chamadas melanócitos. Essas células se encontra, na camada basal da epiderme.
De acordo com Steiner (2003), a pele pode ser classificada em oleosa, seca, mista e normal.
Essa classificação se faz de acordo com o tipo de secreção e a quantidade encontrada em sua superfície: A pele tem uma produção excessiva de sebo, com isso sua aparência é untuosa e brilhante: a seca tem um deficit de produção de sebo e uma aparência opaca, áspera e com fina descamação: a normal tem um equilíbrio de suas secreções, por isso é uma pela lisa, fina, flexível, lubrificada e suficientemente umedecida. esse tipo de pele é predominantemente em bebes e crianças e a pele mista aparece quando tem excesso de sebo na zona T (testa, Nariz e queixo) e secura nas laterais acontecendo simultaneamente.
com base em souza e vargas a pele também apresenta varias funções importantes, tais como: proteção, traumas, microorganismos, agentes físicos e químicos, termorregulação, sintetiza vitamina D, entre outras.
" a pele pode ser dividida em tres camadas: