tcc de estética
Enviado por:
Daniel Medeiros | 6 comentários
Arquivado no curso de Medicina na UnP
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Download
denunciar
UnP – Universidade Potiguar
Daniel Medeiros de Assis
Lesões elementares dermatológicas
Modificações da cor do tegumento - Alterações da cor da pele sem relevo (manchas ou máculas).
Manchas por pigmentos - as mais freqüentes são devidas à melanina.
1. Manchas hipercrômicas – coloração mais escura que o tegumento circunjacente.
Melanina (coloração castanho-claro “café com leite” = neurofibromatose de Von Recklinnghausen; marrom = nevos juncionais, lentigo e efélides(sardas); negras = melanomas; negro-azuladas = nevos azuis e manchas mongólicas).
Manchas escuras pela alcaptona que é um pigmento endógeno encontrado na ocronose, pela clofazimina que é um medicamento utilizado no tratamento da hanseníase e outros menos freqüentes (Lopez, 1987).
1. Manchas hipocrômicas – Coloração mais clara que o tegumento circunjacente por redução da concentração de melanina.
Lesões de hanseníase indeterminada e no chamado nevo acrômico que, na realidade, é uma mancha hipocrômica congênita ou de aparecimento nos primeiros anos de vida.
1. Manchas acrômicas – Coloração branco-leitosa.
Devem-se a falta total de melanina o que se observa nas áreas atingidas por vitiligo e albinismo parcial e, em todo o tegumento, no albinismo total.
Alterações da coloração atingindo todo o tegumento são observadas nos quadros de icterícia e carotenemia, por exemplo. Em ambos há coloração amarelada da pele causada ou por depósito de bilirrubina (estudar fisiologia da bilirrubina), na icterícia, ou de caroteno, na carotenemia. A diferenciação dermatológica dos dois quadros se pode ser feita pela pigmentação amarelada das escleras observada na icterícia e ausente na carotenemia. A dosagem das bilirrubinas no sangue é conclusiva (diferenciar bilirrubina direta da indireta).
Manchas