Tcc estética facial - melasma
O assunto a ser tratado é o Melasma que é uma dermatose comum que leva a alteração da cor da pele normal, ocorrido pelo aumento dos melanócitos.
Será mostrado neste trabalho que o melasma é uma dermatose muito comum, principalmente entre o grupo feminino, e muito importante, pois trata-se de um problema que afeta de forma profunda a estética do rosto e consequentemente a autoestima feminina.
Por que as pessoas são tão afetadas por essa dermatose? Porque é sabido que a beleza é fundamental na atualidade. A imagem pessoal positiva abre portas e uma pessoa com baixa autoestima pode ficar prejudicada diante de uma boa oportunidade.
A palavra melasma (‘melas'') é derivada do grego que significa negro. É caracterizada por máculas acastanhadas, de intensidades diferentes, em áreas expostas, especialmente na face, fronte e têmporas. Seu acometimento ocorre principalmente em mulheres, na faixa etária entre 30 e 50 anos.
As pessoas que são vitimas desse problema podem ficar mais tranquilas, pois são disponibilizados aos clientes diversos métodos de tratamento que podem ajudar a melhorar a aparência e consequentemente aumentar a autoestima.
O objetivo deste trabalho é mostrar mais profundamente os motivos de aparecer essa dermatose, como evitar, e os tratamentos disponíveis nas cabines de estéticas. Tratamentos estes feitos por profissionais como, por exemplo, técnicos em estética e dermatologistas.
METODOLOGIA
Este estudo é do tipo descritivo e os temas abordados foram tratados através de pesquisa bibliográfica.
Este artigo tem como base as referências teóricas de artigos em sites e livros relacionados sobre o assunto estético na atualidade.
TIPOS DE MELASMA (fig.1)
O melasma em definição simples são manchas escuras na pele, principalmente no rosto devido a vários fatores, internos e externos.
Existem três tipos de melasma: A profundidade em que se localiza o pigmento na pele determina o tipo de melasma, que pode ser