Tcc efeito
O Efeito da Pimenta Capsaicina no Emagrecimento
Existem alimentos que podem auxiliar na termogêneses e na oxidação do tecido adiposo através da modulação de ácido graxos, pela interação com o sistema nervoso simpático, pois o mesmo auxilia na vasodilatação e liberação de hormônios e consequentemente permite o transporte de nutrientes e componentes da capsaicina, através da corrente sanguínea facilitando a oxidação da gordura. O objetivo do estudo é avaliar o efeito da pimenta capsaicina na oxidação do tecido adiposo promovendo redução de peso (FORTE, G,C; SCHNEIDER,A,P.;2012).
O sistema nervoso simpático estimula aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, ocorre liberação da adrenalina, anatomicamente ele é formado por dois grupos de neurônios pré e pós-ganglionares. Seus neurônios pré-ganglionares se situam na medula espinhal, e fato que justifica a existência de uma fibra pré-ganglionar curta e uma pós-ganglionar longa. Seu principal neurotransmissor nas fibras pré-ganglionares é a acetilcolina, já em suas fibras pós-ganglionares é a noradrenalina (SPENCE, A,P;1991).
Algumas pesquisas apontam que a adição de pimenta nos alimentos facilita a digestão além de acelerar o metabolismo. As pimentas ardidas possuem também grandes quantidades de vitaminas A e C, que são benéficas ao corpo humano ( http://www.crq4.org.br/quimica_viva_capsaicina;2013).
Porém se não houver uma alimentação equilibrada conciliando com a prática de atividade física pode ocorrer interferência no processo de redução de peso. “Afinal somos o que comemos”.
Os capsinóides são uma família de compostos que são análogos à capsaicina (componente ativo das pimentas), mas com propriedades não pungentes. São extraídos da Capsicum Annuum (pimenta doce), a única não pungente das pimentas. O extrato de Capsicum Annuum, o Capsiate, apresenta-se como um pó marrom ou levemente amarelado, onde