TCC EDUCACAO FISICA
Dentro do processo de ensino da dança de forró do Instituto Humanizar é de fundamental importância a postura proativa dos professores na condição de interlocutor e ouvinte. Permitindo ao aluno expor sua vivencia na dança e sua experiência de vida, servindo como bagagem no ensino da mesma. A proposta de dança Educativa defendida por laban, elucida que não deve- se ensinar apenas a forma ou técnica, mas educar conforme o vocabulário de movimento de cada um, contribuindo para o desenvolvimento emocional, físico e social do participante. Sendo importante a participação do aluno na construção do movimento. O presente trabalho propõe que o profissional deverá conhecer seus alunos, de modo a proporcionar em suas aulas, movimentos de variados níveis, do simples aos complexos. Deve- se trabalhar o aluno de forma global, sabe- se que o aluno é um instrumento importante na mão do professor, por isso, o Profissional com responsabilidade e dedicação deverá promover a ampliação dos movimentos corporais de seus alunos.
INTRODUÇÃO
A dança de salão teve inicio no século XIX, onde começou a fazer parte dos encontros da nobreza em seus salões. Denominada genericamente com danças sociais, executada aos pares, em bailes ou reuniões, deixa de ser coisa de velho e fora de moda para fazer parte da educação Aristocrática da época, diferenciando- se da classe pobre que praticava as danças folclóricas.
Segundo Perna (2002) a dança de salão enquadra- se na categoria dança popular, que se origina de causas sociais, políticas ou ainda de acontecimentos destacados no momento.
A dança relaciona- se com o país de duas formas: Herança do convívio entre uma concepção importadas das cortes europeias ou nascidas dos primeiros habitantes. Ela reflete a ambivalência primordial típicas dos países que foram colonizados. No descobrimento, em 1500, só existia indígenas no Brasil. Através dos séculos, foi colonizado pelos Portugueses que introduzira os escravos africanos.