Tcc de tecnico em segurança no trabalho
Introdução
1 Objetivo e campo de aplicação
2 Referências normativas
3 Termos e definições
4 Requisitos do sistema da gestão ambiental
4.1 Requisitos gerais
4.2 Política ambiental
4.3 Planejamento
4.4 Implementação e operação
4.5 Verificação
4.6 Análise pela administração
Anexo A (informativo) Orientações para uso desta norma
Anexo B (informativo) Correspondência entre a NBR ISO 14001:2004 e a
NBR ISO 9001:2000
Introdução
Organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas com o atingimento e demonstração de um desempenho ambiental correto,por meio do controle dos impactos de suas atividades, produtos e serviços sobre o meio ambiente, coerente com sua política e seus objetivos ambientais. Agem assim dentro de um contexto de legislação cada vez mais exigente, do desenvolvimento de políticas econômicas, de outras medidas visando adotar a proteção do meio ambiente e de uma crescente preocupação expressa pelas partes interessadas em relação às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável.
Muitas organizações têm efetuado “análises” ou “auditorias” ambientais para avaliar seu desempenho ambiental. Por si só, tais” análises” ou “auditorias” podem não ser suficientes para proporcionar a uma organização a garantia de que seu desempenho não apenas atenda, mas continuará a atender, aos requisitos legais e aos de sua política. Para que sejam eficazes, é necessário que esses procedimentos sejam realizados dentro de um sistema de gestão estruturado que esteja integrado na organização.
As Normas de gestão ambiental têm por objetivo prover às organizações os elementos de um sistema de gestão ambiental (SGA) eficaz, que possam ser integrados a outros requisitos de gestão, e auxiliá-las a alcançar seus objetivos ambientais e econômicos.Não se pretende que estas Normas, tais como outras Normas, sejam utilizadas para criar barreiras comerciais não-tarifárias, nem para ampliar ou alterar as obrigações legais de