tcc de loja
Dado que não vivemos em um sistema de concorrência perfeita, em que o mercado se ajusta a todo o momento, a economia do Brasil e demais países são submetidos a crises periódicas, desequilíbrios fiscais. Todos esses fatores exigem que o país lance mão de políticas econômicas (política monetária, fiscal e externa) para tentar reduzir as flutuações.
Por tal motivo essas políticas têm que ser feitas pelo governo, podendo gerar certa diversidade.
Quanto ao mercado de panificação a ação do mercado, mudança no comportamento do consumidor, governo (políticas) tem contribuído para sua expansão. Em 2011, o índice de crescimento estimado foi de 11,88%, o que representa um faturamento de R$ 62,99 bilhões. O levantamento dos números foi feito pelo Instituto Tecnológico ITPC, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de panificação e Confeitaria. O setor de panificação vem contribuindo consideravelmente nos últimos anos, para o crescimento do food service no Brasil.
Em 2011 a participação aproximada foi de 36,05% do faturamento do setor de food service, que foi de R$ 89,1 bilhões. A criação de áreas para café, restaurantes lanchonetes, produtos assados na hora, além de novos produtos e variações de receitas vem fazendo com que as padarias se tornem Centros Gastronômicos.
Outro dado bem interessante foi à contribuição do setor no aumento de emprego Houve um aumento de 2,8% no número de postos de trabalhos gerados em 2011, o que representa 21 mil funcionários contratados pelas padarias.
O setor representa cerca de 780 mil empregos diretos e 1,8 milhão de forma indireta. O setor de panificação conta com aproximadamente 60 mil empresas, que recebem, anualmente, mais de 40 milhões de clientes. O faturamento anual é de mais de 50 bilhões, sendo 51% da receita proveniente de produção própria, respondendo por 2% do PIB do Brasil. Todo esse resultado é soma de fatores que vem contribuindo para crescimento em todo.
O