TCC Completo
É convicção de José Cláudio Cyrineu Terra (2005) que Gestão do Conhecimento e Resultados Empresariais no Brasil estão diretamente relacionados. Baseada em uma pesquisa realizada no último trimestre de 1998, junto a quase 600 diretores e gerentes de grandes e médias empresas atuando no Brasil, observou-se existir fortes evidências de que empresas que focam sua gestão na criação, aquisição e compartilhamento do conhecimento têm maior probabilidade de conseguir bons resultados empresariais.
Atenção ao conhecimento como recurso organizacional envolve necessariamente um olhar para o futuro. Isto não quer dizer que a gestão do conhecimento traga resultados apenas num futuro distante. Essa seria uma visão deturpada, pois as organizações processam o recurso conhecimento de maneira contínua e cumulativa. Não se pode, no entanto investir no recurso conhecimento pensando em resultados imediatos ou tentando calcular o retorno sobre o investimento por meio de simples fórmulas matemáticas.
Segundo o autor, líderes visionários têm investido em processos seletivos sofisticados, programas de treinamento arrojados, P&D, mecanismos colaborativos formais e informais, portais, etc. Embora indicadores sejam utilizados com freqüência, o fator decisivo na aprovação e implantação vigorosa desses tipos de projetos tem sido a presença de líderes corajosos e que compreendem claramente como essas diversas formas de investir no recurso conhecimento geram resultados empresarias.
Na Era do Conhecimento, um dos papéis fundamentais da alta administração, é a definição de “áreas de conhecimento” a serem exploradas pela empresa e o estabelecimento de macro visões para a condução de projetos inovadores. Essas visões, além de definir resultados esperados em termos de produtos e adição ao estoque de conhecimento da organização, ajudam as pessoas a tomarem dezenas de decisões no dia -a- dia e a elevar a moral geral, pois permitem relacionar as várias atividades individuais a algo maior, a um