TCC BSC
Luiz Fernando Silveira de Amorim
Construindo Vantagem Competitiva Através Da Gestão Estratégica Do Balanced Scorecard
Orientador Prof.: M.e Higor Gimenes
- Campinas, 2014 -
Resumo:
O termo “sociedade da informação” ganhou grande notoriedade na década passada. Ainda que novas teorias econômicas ou novos conceitos no campo da comunicação não tenham sidos construídos a partir dele, pode-se dizer que ele foi essencial para a constatação que o conhecimento será o principal vetor de desenvolvimento, e, em alguns casos, até de sobrevivência das empresas inseridas em uma nova sociedade econômica, na qual antigos conceitos têm suas vidas úteis cada vez mais reduzidas.
A relevância que os ativos intangíveis ganharam em relação aos ativos tangíveis na elaboração do patrimônio líquido das empresas, a partir da década de 80, praticamente, impôs às direções das corporações a necessidade de se desenvolver ferramentas capazes de monitorar as oscilações desses ativos intangíveis.
Este artigo examina diversos conceitos de gestão empresarial culminando com a apresentação do Balanced Scorecard e a sua utilidade como metodologia de gestão estratégica organizacional.
Palavras-chave:
Vantagem Competitiva; Planejamento Estratégico; Balanced Scorecard.
1 Introdução
Analisando as empresas no âmbito da teoria do desenvolvimento econômico, um novo conhecimento pode ser gerado ao combinarmos todos os recursos disponíveis com os fatores de produção de forma a atingir uma combinação que não tenha sido testada anteriormente. Como consequência, a empresa deve conseguir desenvolver novos produtos, atingir novos mercados, elaborar novas técnicas de produção, criar novas formas de comercializar e fidelizar clientes. Esta definição aproxima a geração e retenção de conhecimento à capacidade de inovação de uma determinada empresa. Tal combinação é a natureza da instabilidade interna que o capitalismo produz, conforme enunciou Schumpeter