TCC administração
Segundo PEREIRA (2011), a primeira impressão que temos ao ouvir a palavra “administração” é a soma de outras duas que por sua vez são (administração + ação). Assim a atividade de administrar corresponde segundo Maximiano (2004), ao processo de tomar e colocar em pratica decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Entretanto esse chamado “processo” evoluiu muito com o passar do tempo e, hoje, pode ser dividido em 4 diferentes fases que se complementam entre si. Essas são:
Planejamento;
Organização;
Direção;
Controle.
De acordo com DOLABELA (2008), o empreendedor funciona como o “motor da economia”, ou seja é ele que de certa forma move o mundo, pois de acordo com o economista austríaco Schumpeter (1934) o empreendedor está associado ao desenvolvimento econômico, à inovação e ao aproveitamento de oportunidades em negócios.
Para MOTTA (2006), a administração possui diversas ideias centrais, uma delas é um ser racional, e que conhece todas as opções disponíveis ao tomar uma decisão, e também na maioria das vezes esta ciente das consequências que cada uma dessas opções pode acarretar. Devido a isso, essa razão sempre pode optar pela melhor alternativa e maximizar os resultados da decisão tomada.
Segundo TAYLOR (1960), só há uma única maneira correta que, se for descoberta e em seguida adotada, poderá maximizar a eficiência do trabalho. A melhor forma de descobrir é analisando o trabalho e suas diferentes fases, em seguida estudar os movimentos necessários para sua execução de modo com que fiquei mais simples e reduzidos ao mínimo. Porém não basta somente descobrir a maneira correta de realizar a produção em sua empresa, mais também encontrar quem a realize. Tendo em mente que existem pessoas ideais para cada tipo de trabalho.
Segundo PEREIRA (2011), os dois principais fundamentos da administração são o Método: do grego méthodos, que significa “o caminho para chegar a um fim”. Modo organizado de se fazer determinadas