Comportamento Organizacional
A primeira etapa da ATPS (Atividade Prática Supervisionada) da disciplina de Comportamento Organizacional tem como objetivo definir o comportamento individual dos funcionários e proprietários do Pet Glamour.
TEMA: Personalidade e Comportamento. Percepção/Concepção e comportamento individual.
DEFINIÇÕES
Personalidade:
É para Caravantes (2010), o conjunto relativo estável de características que influenciam o comportamento individual chamamos de Personalidade.
Podemos afirmar também que, a personalidade do individuo pode ser reconhecida em qualquer situação que ele se encontre, seja ela pessoal ou profissional, podemos reconhecê-las por apresentar características básicas ou de caráter que perduram no correr do tempo.
Através da Teoria dos Traços de Personalidades identificamos os traços básicos necessários para a descrição da personalidade.
Os traços podem ser definidos como características permanentes da personalidade que diferem de pessoa para pessoa.
Destacamos o teórico e seu trabalho:
Gordon Allport
Examinou sistematicamente um dicionário e encontrou 18.000 termos que podiam ser usados para descrever a personalidade;
Reduziu essa lista para 4 500 termos, através da eliminação de termos sinônimos; No final confrontou-se com um problema crucial: quais destes são os fundamentais?
Para responder a esta questão estabeleceu três tipos básicos de traços: cardinais, centrais e secundários (Alpport, G., 1966).
Percepções:
Segundo Caravantes (2010), as percepções nada mais são do que as imagens, as descrições interiores, a nossa maneira de “fotografar” e interpretar o mundo que nos cerca, depende de quem olha para o quê.
O significado de uma percepção para o autor, é como esta nos leva a atuar, as percepções do que está acontecendo são diferentes, como se reflete no fato de fazerem coisas diferentes. É improvável que alteremos as nossas percepções enquanto não formos