TCAP
O TRANSTORNO DA COMPULSÃO ALIMENTAR PERIÓDICA (TCAP) E A POSSIBILIDADE DE TRATAMENTO SEGUNDO CONCEITOS DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL – POSSIBILIDADES E TRATAMENTO
Resumo
O artigo, define o conceito sobre o transtorno da compulsão alimentar periódica cujos temas tratam da definição do conceito de TCAP e da sugestão de critérios para a fixação de um diagnóstico. O transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) é uma nova categoria diagnóstica de transtorno alimentar, descrita no Apêndice B do DSM-IV, entre as categorias em fase de pesquisa. Este transtorno define-se basicamente pela compulsão alimentar, ou seja, por ingestão de grandes quantidades de comida associada à perda de controle, na ausência de métodos inapropriados para controle de peso. O objetivo do artigo é revisar o conceito de compulsão alimentar, de sua origem às transformações ocorridas em sua definição, seus aspectos clínicos e a proposição para que passe por uma mudança de denominação que melhor o defina.
Palavras-chave: Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica, Análise Experimental do Comportamento.
INTRODUÇÃO: Desenvolvemos o artigo com a finalidade de melhor conhecer os assuntos que aborda o Behaviorismo, o grupo realizou a pesquisa considerando a possibilidade de falar sobre Transtornos Alimentares. Entre as pesquisas, encontramos um assunto ainda novo e de interesse na disciplina. Falaremos do Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica dentro da Análise Comportamental.
O DSM-IV(2002) enumera os transtornos alimentares em duas categorias, a bulimia nervosa e anorexia, e no seu Apêndice B, traz a proposta de uma nova categoria denominada Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica – TCAP, no rol dos transtornos alimentares sem outra especificação. Trata-se de uma categoria ainda em fase de pesquisa, pois não há dados suficientes para fechar um diagnóstico final.
O DSM-IV(2002) define alguns critérios iniciais para o diagnóstico do