TCA RAQUEL ET 4
Trabalho de Construção da Aprendizagem
Nome: Raquel Antunes de Oliveira
Curso: Letras-Inglês
RA 1076850
Meu nome é Raquel Antunes de Oliveira, estou cursando Letras Português/Inglês na Universidade de Uberaba. A razão pela qual escolhi este curso foi conhecer um pouco mais da nossa língua, das práticas pedagógicas, do ambiente escolar de hoje e, principalmente, porque um dia pretendo ministrar aulas na área de Letras.
Bom, nesse semestre muita coisa aconteceu: novas matérias, estágios e tudo mais. Tudo cooperou para um semestre recheado de muito aprendizado e também muitos desafios. Poder conhecer de perto a realidade do espaço escolar, da sala de aula, do cotidiano de um professor, ao contrário do que a maioria pensa, me estimulou bastante! Ao conversar com alguns colegas sobre as escolas onde estavam fazendo estágio, vi que a realidade das escolas públicas no Brasil é bastante aquém do esperado.
Ao estar com vários professores, de diferentes matérias, puder ver como a maneira de se conhecer a linguagem interfere na prática de ensino de um professor. Cada uma das concepções de linguagem revela uma determinada prática de ensino. No ensino da língua materna, especificamente falando, a prática de ensino do professor de língua materna está diretamente ligada à sua concepção de linguagem, bem como aos seus horizontes éticos, filosóficos, políticos, sociais e culturais.
Tive oportunidade também de estar em contato com os livros didáticos usados na escola onde estagiei e ver como é o trabalho com os mesmos. O livro didático deve ser escolhido para complementar as aulas do professor e não como um guia único e irrefutável de ensino.
O livro didático pode contribuir de forma positiva para o planejamento das atividades em sala de aula, pois é um guia de orientação curricular que o professor pode adotar para estabelecer um plano de ensino. Ele se torna um obstáculo quando o professor se restringe única e exclusivamente ao uso do