tca petroleo
Neste trabalho falaremos sobre o petróleo, sua origem, composição, extração, refinação e não deixando de citar seus aspectos químicos. A definição para petróleo: o próprio nome já o define, vem do latim petra = pedra + oleum = óleo. O petróleo se define como um líquido oleoso retirado de pedras (rochas) subterrâneas. Esta riqueza natural já ganhou até o nome de Ouro negro, em razão da sua coloração e grandeza econômica.
INTRODUÇÃO
O petróleo é o sangue da civilização moderna. Alimenta a grande maioria dos equipamentos de transportes mecanizados mundiais – automóveis, camiões, aviões, comboios, navios, equipamentos agrícolas, militares, etc. O petróleo é também a principal matéria-prima dos produtos químicos que são essenciais à vida moderna. Este estudo trata da escassez física mundial do petróleo convencional que está por vir – um acontecimento que tem potencial para provocar roturas e dificuldades nas economias de todos os países. A dádiva terrena do petróleo é finita e a procura do petróleo continua a aumentar com o tempo. Neste sentido, os geólogos sabem que, numa data futura qualquer, a oferta de petróleo convencional não será capaz de continuar a satisfazer a procura mundial. Nessa altura a produção de petróleo convencional terá atingido o seu pico e começará a diminuir.
Um grande número de peritos prevê que a produção mundial do petróleo convencional ocorrerá num futuro relativamente próximo. Tais previsões estão repletas de incertezas devido à pobreza dos dados, aos próprios interesses políticos e institucionais, e a outros fatores complicativos. O ponto principal é que ninguém sabe com certeza quando é que a produção mundial de petróleo atingirá o pico, mas os geólogos não têm dúvidas de que isso irá acontecer.
DESENVOLVIMENTO
A HISTORIA
O petróleo era conhecido já na antiguidade, devido a exsudações e afloramentos frequentes no Oriente Médio. No Antigo Testamento, é mencionado