Monopólio
Esse é o tipo de mercado que não há concorrência nem produtos substitutos, sendo assim um único fornecedor.
1º exemplo:
Em Anápolis temos a TCA (Transporte Coletivo de Anápolis), como sendo uma única empresa de Transporte Coletivo ela não tem concorrência, mas têm produtos substitutos como, por exemplo: taxi e moto-taxi.
2º exemplo:
A Petrobrás no que tange a exploração do petróleo em águas profundas no Brasil. De certa forma, mesmo que a legislação já permita que outras empresas explorem petróleo no Brasil a Petrobrás é grande o suficiente para que, se quisesse controlar o preço da comódile.
Oligopólio
Poucas empresas dominam a oferta, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado, sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de fatores como a qualidade, o serviço pós-venda, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao nível do preço.
1º exemplo:
As empresas aéreas - GOL, TAM, Varig e etc. Sendo poucos vendedores em detrimento de muitos compradores
2º exemplo:
Empresas de telefonia - Claro, Oi, TIM, Vivo e etc.
Monopsônio
É quando há vários vendedores e só um adquirente.
Exemplo:
A empresa Cotochés em Rio Casca – Minas Gerais tendo grandes fazendas de gado leiteiro ao redor da indústria ela se compromete a comprar toda a produção local como forma de garantir matéria prima para seus diversos produtos derivados do leite.
Oligopsônio
São poucas empresas negociando com muitos vendedores
1º exemplo:
Quando há mais de um Laticínio no município ou região comprando leite para a fabricação de seus derivados produtos.
2º exemplo:
As montadoras de automóveis necessitam comprar de outras empresas pneus para os automóveis.
Respectivos impactos para o consumidor
Monopólio: há uma limitação da oferta e variedade de produtos e/ou serviços, bem como uma definição do preço livremente, ou seja, a ausência de outra empresa que ofereça o