TCA como estrelas na terra
RESENHA DO FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA, TODA CRIANÇA É ESPECIAL.
13928 - HILDA MARTA GUIMARÃES ANTUNES
FRANCA-SP
2014
“Como estrelas na terra, toda criança é especial” é um filme indiano do ano de 2007. Seu título original é “TaareZameen Par”. Aamir Khan que além de produzir e dirigir, atua como papel do professor Nikumbh. Com a ideia central de contar a história de um menino que tem dislexia chamado Ishaan Awasthi de nove anos de idade, que já havia repetido a mesma série por dois anos e estava prestes a repeti-la. Com muitas dificuldades na escola e não conseguindo acompanhar a turma e sendo taxado de burro, preguiçoso, indisciplinado dentre outros. Seu pai e como todos de seu convívio não perceberam que ele apresentava um distúrbio de aprendizagem, assim a criança sofreu com o despreparo dos professores e dos seus colegas, além da rigidez e agressividade do pai. Nenhum olhar sensível é lançado para o problema do menino, ao contrário eles queriam livrar-se dele.
Decidido, o pai, manda o filho para o colégio interno acreditando que seu comportamento era por falta de disciplina, e tenta convencer a mãe que é a melhor coisa a se fazer nesta situação.
No internato com uma filosofia rígida e tradicionalista sofre mais ainda com os pré-julgamentos de seus professores. Longe da família ele se isola, perdendo a vontade de viver e de aprender refugiando-se num mundo de muita tristeza dor e solidão. Porém as coisas se modificam com a chegada do professor Nikumbh da disciplina de artes, não era um professor tradicional, tinha uma metodologia própria e inovadora.
Ao conhecer Ishaan o professor percebe que o menino sofre de certo distúrbio e decide ajudá-lo, pois ele quando criança havia passado pela mesma situação, decide então investigar seu histórico escolar e descobre que o Ishaan sofria de dislexia. Pronto a ajudá-lo Nikumbh dedica seu tempo para a ensiná-lo a ler e escrever fora dos horários de aula, e a partir de então