Tc e tp
Transformadores
Um transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, transformando tensões, correntes e ou de modificar os valores das Impedância elétrica de um circuito elétrico. Trata-se de um dispositivo de corrente alternada que opera baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz.
O transformador consiste de duas ou mais bobinas ou enrolamentos e um "caminho", ou circuito magnético, que "acopla" essas bobinas. Há uma variedade de transformadores com diferentes tipos de circuito, mas todos operam sobre o mesmo princípio de indução eletromagnética.
Transformadores para instrumentos
São equipamentos elétricos paracompatibilizar faixas de atuações de instrumentos de medição, controle e proteção
Tipos de Transformadores
Alguns tipos de transformadores existentes são ditos a seguir: * Transformador de potencial de indução; * Transformador de corrente de indução; * Outros. (Capacitivos, Efeito Hall, Ópticos)
Aplicações
Algumas das aplicações em transformadores são ditas a seguir: * Proteção contra curto circuitos (toque entre fases, rompimento de condutor, etc.) * Faturamento de consumo; * Controle de tensão, corrente e potência; * Segurança na execução de medições: isolamento e redução de tensão ou corrente.
Conceitos Básicos
Ao aplicar uma tensão em um transformador teremos um corrente circulando em seu primário. Essa corrente gera uma força eletromotriz (fem) que ao circular pela bobina do transformador gera um fluxo magnético, esse devido a permeabilidade do núcleo, induz uma tensão induzida no secundário do transformador, que induz uma corrente tal que segundo a lei de Faraday se opõe ao fluxo inicial. Polaridade é a marcação existente nos terminais dos enrolamentos dos transformadores que indicam o sentido da circulação de corrente em um determinado instante devido