TC e TP
Aluno : Fagner Cardoso
Transformador de corrente
O transformador de corrente (ou TC) tem a finalidade de detectar ou medir a corrente elétrica que circula em um cabo ou barra de alimentação, e transformá-la em outra corrente de valor menor, para ser transmitida a um instrumento de medição ou circuito eletrônico. A utilização do TC é necessária porque é impraticável a utilização de instrumentos e circuitos eletrônicos em altas correntes, sendo necessário reduzi-las a valores menores, passíveis de utilização normal. O TC é amplamente utilizado em sistemas elétricos, pois informa as condições reais de corrente em regime normal, picos e faltas de energia, proporcionando um maior controle sobre o sistema. Também possui outra grande vantagem, que é a isolação entre o medidor e o circuito a ser medido. O TC toroidal é muito utilizado por permitir que o condutor passe no orifício central do transformador, sem sofrer interrupções.
Transformador de Potência
Os transformadores de tensão – também conhecidos como transformadores de potencial – são utilizados para mudar a tensão presente na rede de alimentação elétrica, transformando-a em um valor conveniente para alimentar uma carga (equipamento). Há casos em que a tensão de saída do transformador tem o mesmo valor da tensão de entrada, sendo desejada apenas a isolação entre a rede elétrica e o equipamento alimentado.
O transformador de tensão pode ser de dois tipos:
Isolador: quando existe separação entre o enrolamento primário e secundário. Esta separação também é conhecida como “isolação galvânica”, e é usada em transformadores para equipamentos eletro-eletrônicos em geral.
Autotransformador: quando o enrolamento primário é parte integrante do enrolamento secundário, ou seja, não há separação entre eles. Isto é utilizado, por exemplo, nos transformadores com entrada 220 V e saída 127 V,