Taylor a Weber
O significado da palavra administração tem origem no latim “administratio”: o que serve, o que ajuda, o que assiste, o que executa, “conselheiro”.
Dicionário Houaiss: “ato, processo ou efeito de administrar”.
Administração é processo, é atividade continua:
A administração e o administrador
Administrar é obter resultados por meio de pessoas, ou seja, administrar é o ato de trabalhar com pessoas para realizar os objetivos da organização e de seus membros. O administrador é aquele que conduz um grupo de pessoas para os resultados desejados. A essência do papel do administrador é obter resultados pelo desempenho da sua equipe. Portanto, o administrador depende de terceiros para alcançar seus objetivos e os da sua equipe.
Decisões do administrador
O administrador, trabalhe ou não em empresa, deve agir como empresário, transformando recursos em produtos, isto é, em bens e serviços desejados pelas pessoas. Uma das principais qualidades do administrador é saber tomar decisões, pois não existem decisões perfeitas e ele terá que pesar as vantagens e desvantagens de cada alternativa para escolher a melhor.
Aprendizagem permanente
Acontece com a administração o mesmo que ocorre com quase todas as áreas do conhecimento humano: não se pode jamais parar de aprender, não só em função das mudanças e evoluções científicas e tecnológicas, mas também porque, sendo um campo muito vasto, permite um contínuo aperfeiçoamento pessoal, em que, literalmente, o céu é o limite. Assim, os que se iniciam em administração devem procurar continuar aprendendo para o resto das suas vidas profissionais. A aprendizagem ocorre não só em cursos, mas também em leituras, filmes, em conversas com amigos e, principalmente, no próprio trabalho.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Marcante e avassaladora, a Revolução Industrial transformou totalmente a face do planeta. A Administração não poderia escapar dessa influência.
No contexto da administração de empresas, é