Taxonomia dos solos de Pernambuco
Abrev.
Taxonomia
Latossolos
Características Morfológicas
Perfil-tipo
São solos minerais, não hidromórficos, em avançado estádio de intemperização, apresentando perfis relativamente homogêneos em cor e textura e imediatamente abaixo do horizonte superficial A, apresentam um horizonte B latossólico (Bw). Este horizonte que reflete um avançado estádio de intemperização contém argila de baixa atividade ( 2 m). As transições entre as subdivisões do horizonte Bw, em geral, são difusas e mais evidentes na transição do horizonte A para o Bw.
Fonte: Levantamento de reconhecimento de baixa e média intensidade dos solos do Estado de Pernambuco/José Coelho de Araújo Filho.... [et al.]: Rio de Janeiro:
Embrapa Solos, 2000. .......p. (Embrapa Solos, Boletim de Pesquisa; 11).
Solos do Estado de Pernambuco
Abrev.
Taxonomia
Características Morfológicas
Perfil-tipo
Figura 2 - Perfil de LATOSSOLO VERMELHOAMARELO (LV) Distrófico típico. Jaíba - MG.
Paulo Klinger Tito Jacomine
LV
Latossolo VermelhoAmarelo
Constituem solos com as características gerais dos Latossolos, mas que se individualizam em nível hierárquico imediatamente abaixo por critérios de cor. Possuem horizonte B latossólico (Bw) de coloração típica no matiz 5YR na maior parte do horizonte B, inclusive BA. O teor de Fe203 normalmente é igual ou inferior a 110g.kg-1 de solo e, em geral, maior que 70g.kg-1 de solo, quando apresentam textura argilosa e sem material concrecionário. São solos profundos e muito profundos com seqüência de horizontes do tipo A, Bw e C. A distinção de suborizontes do B latossólico (Bw) é pouco perceptiva e baseia-se em pequenas diferenças de cor, textura e consistência. As cores do horizonte Bw mais encontradas nestes solos foram nos matizes 5YR com valores de 4 a 6 e cromas de 6 a 8 contendo ou não partes no matiz 7,5YR com valores de 4 a 6 e cromas de 6 a 8. A textura do horizonte A, em geral, é franco arenosa;