TAXA DE CAPTAÇÃO SOBRE A TAXA DE APLICAÇÃO
Os intermediários financeiros são responsáveis pelas flutuações das taxas de aplicação ou eles simplesmente repassam as flutuações ocorridas na captação, na inflação e/ou na quantidade de moeda em circulação. Os métodos de regressão linear simples e múltipla serão utilizados para evidenciar e dimensionar a influência da taxa de captação sobre a taxa de aplicação. Os dados estão divididos em três categorias, taxa consolidada para pessoa jurídica, taxa consolidada para pessoa física e taxa consolidada geral , a taxa de inflação e a quantidade de moeda em circulação também são arroladas como variáveis explicativas para a taxa de aplicação). As taxas de juros tão elevadas que prevalecem no Brasil, gerando descapitalização aos agentes econômicos que necessitam financiar produção ou consumo com recursos captados junto aos intermediários financeiros.
TEORIA DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA - AGENTES ECONÔMICOS
A economia é composta por intermediários financeiros, agentes econômicos que apresentam superávit ou déficit financeiros, chamados de agentes econômicos superavitários ou agentes econômicos deficitários, podem ser quaisquer pessoas ou entidades que tenham disponibilidades e necessidades de recursos, e os intermediários são geralmente instituições financeiras.
Agentes econômicos equilibrados são aqueles que apresentam equilíbrio entre os fluxos de dispêndios correntes e futuros e o fluxo de rendas totais, os agentes econômicos superavitários são aqueles que apresentam fluxos de dispêndios correntes e futuros inferiores ao fluxo de rendas totais e os agentes econômicos deficitários são aqueles que apresentam fluxos de dispêndios correntes e