TAV - trem de alta velocidade
Trem de Alta Velocidade Aeroporto
Prof. Dr. Claudio Barbieri da Cunha
Depto de Engenharia de Transportes
Escola Politécnica da USP
O governo está estudando a viabilidade de implantação do chamado “Trem de Alta Velocidade (TAV) Aeroporto” que ligará a área central de uma metrópole ao aeroporto internacional, numa extensão de cerca de 40 km.
A idéia é criar um serviço expresso, sem paradas intermediárias, destinado primordialmente a passageiros e demais usuários do terminal aeroportuário, com todos os requisitos de conforto, confiabilidade, segurança, freqüência e conveniência (inclusive para acomodação de bagagem), a fim de atrair os passageiros, principalmente aqueles que atualmente utilizam táxis para chegar ou partir do aeroporto. A idéia é inclusive criar pontos de check-in avançado das empresas aéreas no terminal central, permitindo que os passageiros possam inclusive despachar bagagem, semelhante ao que existe, por exemplo, nos aeroportos de Gatwick e Heathrow, em Londres.
As características gerais do projeto são apresentadas a seguir:
Bitola de 1435 mm.
Extensão total: 40 km.
Tempo de parada em cada estação terminal: 5 min
Freqüência: partidas a cada 15 minutos, das 6h às 9h e das 17h às 21h; a cada 30 minutos das 4 às 6h, das 9h às 17h e das 21h às 24h.
Composição com 6 carros, cada um com capacidade para 150 passageiros
Características técnicas de desempenho da composição: velocidade de cruzeiro igual a 120 km/h; aceleração de 0,6 m/s2 e desaceleração de 0,9 m/s2.
Embora o projeto esteja sendo concebido como um serviço expresso, em via segregada, sem paradas intermediárias (exceto os dois terminais), a idéia é aproveitar parcialmente o traçado da ferrovia existente, onde atualmente opera um serviço de trem metropolitano de passageiros, de modo a reduzir os investimentos (principalmente infra-estrutura e desapropriação) e também os impactos sócio-econômicos e ambientais. Em outras palavras, busca-se um