Trem bala brasília-goiania
CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA IMPLANTAÇÃO DE TAV
O Sistemas ferroviários de alta velocidade utilizados no transporte de passageiros compreendem, em geral, linhas ferroviárias projetadas e construídas para trens capazes de desenvolver velocidades iguais ou superiores a 200 km/h. E o primeiro passo a ser tomado é providenciar um ESTUDO DE VIABILIDADE para que se verifique os possíveis benefícios. Os estudos para definição do traçado referencial são realizados com base no estabelecimento de diversas alternativas, todas integrando dados das áreas de engenharia, custos, demanda, restrições socioambientais, viabilidade política,etc. A seguir falaremos de algumas.
CUSTOS
A ferrovia de alta velocidade se mostra mais adequada quando opera entre pares de cidades em que a distância entre elas fica na faixa de 500 a 600 km. Acima dessa distância, a viagem aérea em média, torna-se mais competitiva e a participação relativa de mercado da ferrovia de alta velocidade fica menor.
CUSTOS DE INVESTIMENTO Os custos de investimento envolvem a construção, a aquisição de material rodante e a implantação de todos os sistemas/subsistemas necessários ao empreendimento. Tais custos foram levantados com base na otimização do traçado referencial e nos estudos de operação.
Os custos relacionados ao fornecimento e montagem de equipamentos eletroeletrônicos, mecânicos e sistemas/subsistemas são obtidos por meio de pesquisa com vários fornecedores internacionais de tecnologias de sistemas ferroviários de alta velocidade.
Análises de engenharia: por meio de trabalhos técnicos especializados, com base nos dados do alinhamento referencial e nos estudos de operação, são melhor detalhadas as quantidades relacionadas à infraestrutura e apuradas aquelas relacionadas aos sistemas de sinalização, energia, controle e telecomunicações.
Comentário: TAV BRASIL-O TESOURO ASSUME RISCO FINANCEIRO EXCESSIVO