Tatic
GRUPOS DE INTERVENÇÕES TÁTICAS DO SISTEMA PRISIONAL
PROPOSTA DE TREINAMENTO DE ESPECIALIZAÇÃO
CURSO BÁSICO DE OPERADOR TÁTICO
(CBOT)
PROJETO DE CURSO DOS GRUPOS DE INTERVENÇÕES TÁTICAS DO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS
1. INTRODUÇÃO:
O projeto exposto regula as atividades dos Grupos de Intervenções Táticas, estabelecendo normas de coordenação, controle, disciplina e fiscalização. Abordando a capacitação técnica profissional, bem como regularizando o processo de aprendizagem de acordo com as normas previstas no projeto em conformidade com as orientações expressas na Diretriz Geral de Ensino e Instrução do Grupo de Intervenções Táticas CERESP BH 01(DGEI/GIT – CERESP BH 01).
O curso obedecerá a uma seqüência lógica de ações onde as aulas teóricas serão confirmadas na prática, com operações de campo, visitas e palestras de pessoas qualificadas para aumentar o suporte técnico do curso, dessa forma daremos um dinamismo necessário à formação de novos Agentes de Segurança Penitenciários – Operadores Táticos na área de Aplicações Prisionais.
2. JUSTIFICATIVA:
O Curso Básico de Operador Tático (CBOT) é de extrema importância para a estrutura prisional, pois tem como finalidade formar profissionais qualificados para o desempenho de atividades na área de Segurança Pública e Prisional, capacitando, aperfeiçoando e doutrinando os Agentes de Segurança Penitenciário, que atuam na atividade fim.
Deste modo, os Agentes terão condições de agir tecnicamente e taticamente, operando em situações de alta complexidade, tomando por base os aspectos de proteção da vida e de bens patrimoniais, oportunizando uma qualificação do profissional através da oferta de disciplinas temáticas, de conteúdo flexível, capazes de fornecer abrangência, verticalização e horizontalização do conhecimento.
O curso é viável devido à alta qualificação e experiência dos