tarsila do amaral
Plano de Aula
Profº Débora
Caroline de Souza Tenório Cavalcanti
Americana, 2014
Tarsila do Amaral
Natural de Capivari, Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira renomada por ser figura central do movimento modernista brasileiro.
Era filha de José Estanislau do Amaral Filho e de Lídia Dias de Aguiar, e neta de José Estanislau do Amaral que deixou uma grande fortuna e fazendas.Tarsila não foi muito feliz em seu casamento e logo se separou ,restanto a filha Dulce fruto de seu primeiro casamento com o médico André Teixeira Pinto.
Em 1917 Tarsila estudou muito tempo na Europa onde se uniu com Oswald de Andrade e conservou, principalmente, a técnica lisa de pintura e certa influência do modelado legeriano.
Em 1924 Tarsila retorna ao Brasil para representar as cores e temas acentuadamente tropicais e brasileiros expondo a exuberância da fauna e da flora brasileira e os símbolos da modernidade urbana.
Em 1928 Tarsila pinta o Abaporu nome indígena que sigifica:’’homem que come carne humana’’,originando o movimento antropofágico.
Em 1929 Tarsila e sua família sentem no bolso os efeitos da crise que culmina na perda de sua fazenda .E no mesmo ano Tarsila sofre pela separação de seu segundo marido Oswald de Andrade que se rendeu aos encantos de Patricia Galvão.Tarsila novamente se casa com um psiquiatra paraibano Osório Cesar ,com quem viveu certo tempo porém se separa e casa com o escritor Luiz Martins, 20 anos mais novo que a artista.Tarsila acaba passando seu restante de vida separada e sofrendo muito com a morte de sua única filha Dulce que morrera de diabetes .E depois de 7 anos a artista morre devido a complicações de sua profunda depressão.
O AbaporuFoi uma das obras mais valorizadas ,chegando ao valor de 1,5 milhão.Tarsila usou a técnica de pintura a óleo e em 1928 deu então ao seu atual marido Oswald de Andrade.Raul Bopp e Oswald de Andrade que escolheram o nome da tela pintada pela artista Tarsila e este