Tarifa branca
Qual objetivo da tarifa branca?
O objetivo da tarifa branca é estimular o consumo em horários que a tarifa é mais barata, diminuindo o valor da fatura no fim do mês e a necessidade de expansão da rede da distribuidora para atendimento do horário de pico.
A modalidade define tarifas diferenciadas na ponta e fora do horário de ponta para os consumidores do grupo B (baixa tensão), com o objetivo de deslocar a carga de energia, hoje concentrada em determinado período do dia. O mecanismo era aplicado somente para os consumidores atendidos em alta tensão.
Ela ainda está em audiência pública?
Sim. Pois ainda esta para ser discutidas algumas questões comerciais, a audiência será iniciada na próxima quinta-feira (09/05/13) e receberá contribuições até 06/08/13.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma audiência pública para receber informações referentes às disposições comerciais para aplicação da tarifa branca. A audiência será iniciada na próxima quinta-feira (09/05) e receberá contribuições até o dia 06 de agosto deste ano.
O objetivo da agência é discutir o custo de aquisição dos novos medidores das distribuidoras, em um possível repasse nas tarifas.
Os consumidores que resolverem aderir à tarifa diferenciada terão que trocar seus medidores de energia, que são mecânicos, por outros eletrônicos. A Aneel está propondo que as empresas distribuidoras comprem estes medidores, mas depois este custo será repassado às tarifas. A proposta inicial era de que o custo fosse repassado aos consumidores individualmente, mas ficaria muito caro e uma grande parte dos usuários não teria condições de adotar o novo sistema de tarifas
Quem pode usufruir?
Os consumidores do grupo B (baixa tensão)
A partir de quando será aplicada?
A nova sistemática, que será aplicada a cada distribuidora a partir de sua revisão tarifária, entre 2012 e 2014.
Entretanto, a tarifa branca somente começará a valer quando as distribuidoras