Tarefa 3 Resenha Critica Def
Curso: Gestão Eletrônica de Documentos – Administração Pública
Data: 20/01/2015 Disciplina: A Gestão Eletrônica de Documentos
RESENHA CRÍTICA
BAGGIO, C. C. e FLORES, D. Documentos Digitais: Preservação e Estratégias. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 27, n. 1, p. 11-24, jan./jun. 2013.
CREDENCIAIS DOS AUTORES Claudia Carmem Baggio é Graduada no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis. Atualmente é Diretora da Biblioteca do Centro de Ciências Rurais na UFSM. Possui especialização em Gestão de Arquivos pela UFSM em outubro de 2011.
Daniel Flores é Doutor em Documentação pela USal, concluiu o Doutorado em "Metodologías y Líneas de Investigación en Biblioteconomía y Documentación" - Universidad de Salamanca/España em 2006 (Revalidado/reconhecido no Brasil ao título de Doutor em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT com bolsa CAPES), orientado pela Profa. Dra. Manuela Moro Cabero. Desenvolveu estágio de Pós-Doutorado financiado pela Fundação Carolina na Espanha de 2008 a 2009 em Documentos Digitais: Gestão e Preservação. Concluiu o mestrado em Engenharia de Produção na linha de pesquisa Tecnologia da Informação pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria em 2000, tornou-se especialista em Organização de Arquivos pela USP Universidade de São Paulo em 1998, graduou-se como bacharel em Arquivologia em 1998. Docente do Mestrado. Prof. em Patrimônio Cultural/UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ: Patrimônio Documental Arquivístico. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ: GED-Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos. Coordenador do Laboratório de Documentos Digitais/LDD e de Preservação Digital/LPD/CCSH. Membro Presencial da CTDE - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do CONARQ. Outras obras:
FONTANA, F. F. ; FLORES, D. ; NORA, F. D. ; SANTOS, H. M. . Archivematica como ferramenta para acesso e preservação digital à longo prazo. Agora (Florianopolis),