Tarefa 1
Professor: César Colque
Alunos: Jamaci da Silva Pereira Roberto Rocha júnior André Luis Cledna Carolinne
Sociedade dos Poetas Mortos: Analise do ponto de vista comportamental
João pessoa, 08 de abril de 2013
Análise do filme “A Sociedade dos Poetas Mortos”
O filme “Sociedade dos Poetas Mortos” fala sobre a relação entre um professor e seus alunos na década de 50, onde o modo de vida tradicional era muito valorizado. A própria escola preparatória onde se passa a história é uma instituição muito tradicional nos EUA, que é orientado por valores rígidos. Lá, só estudam garotos, que assim que ingressam já são considerados privilegiados, pois os ex-alunos são pessoas que obtiveram notável sucesso na sociedade da época. Porém, muitos deles estão lá por pressão dos pais, que planejam o melhor futuro para seus filhos.
O Professor John Keating é um ex-aluno da escola que começa a lecionar Inglês para os garotos. Seu método de ensino não é nada ortodoxo como o restante dos docentes. Através de suas aulas, os alunos começam a se reunir noturnamente em uma caverna para ler poesias e extravasar suas emoções, formando então a Sociedade dos poetas mortos. Nessas reuniões, os garotos se descobrem capazes de agir e pensar a partir de seus próprios ideais, tendo força e coragem para sustentá-los, mesmo que para isso seja necessário ir contra os valores tradicionais da época.
Nível consciente: racional, regido pelo princípio da realidade, caracterizado pelo uso do processo secundário, orientado para a adaptação objetiva a realidade externa.
- Nível inconsciente: emocional, regido pelo princípio de prazer, caracterizado pelo uso do princípio primário (deslocamento, condensação e deflexão), orientado para evitar o desprazer.
Sendo assim podemos dizer que a atitude de ir se encontrar às escondidas para ler poesias era algo que os garotos faziam para que tivessem contato com seus sentimentos. O fato de ler poesias faz