TAREFA 1
A auditoria pode ser esclarecida como “especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado” conforme Attiê (1998, p. 26).
A auditoria interna é cumprida por funcionário da própria empresa de modo constante. O profissional como auditor interno deve exercer sua função com absoluta independência profissional, embora tenha vínculo à empresa, este precisa preencher todos os requisitos para um auditor externo, porém determinando da empresa o cumprimento daquelas necessidades que lhe cabem, Conforme Franco (1992, p. 175).
A auditoria externa tem como característica ser realizada por empresa prestadora de serviços de auditoria e pela contratação de profissionais para realização deste tipo de trabalho.
A Auditoria Direta é executada por servidores em exercício nos órgãos e unidades no Sistema de Controle interno do Poder Executivo Federal conforme Castro (2011) e subdividida em 3 tópicos, sendo, centralizada, descentralizada e integrada, Conforme Castro, 2011.
A Auditoria Direta quando centralizada indica ser executada apenas por servidores em exercício nos Órgãos Central ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Quando denominada Descentralizada indica ser executada por tanto por servidores em exercício nas unidades regionais, como setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Por fim, quando integrada é executada conjuntamente por servidores em exercício nos Órgãos Central, setoriais, unidades regionais e/ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, esclarece Castro (2011).
A Auditoria Indireta refere-se às atividades de auditoria executadas com a participação de servidores não lotados nos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e que desempenham atividades de auditoria em quaisquer instituições da Administração Pública Federal