Trab Bioquim Ll

768 palavras 4 páginas
O trabalho experimental foi desenvolvido no Setor de Equideocultura da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP, Campus de Jaboticabal e no Laboratório de Nutrição Animal do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo, em Piracicaba.

Em função da importância da técnica da modelagem na experimentação científica, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de ajustar modelos biomatemáticos ao metabolismo e à cinética do fósforo e determinar a absorção real e disponibilidade biológica do fósforo, em dietas de eqüinos, contendo diferentes níveis de suplementação de fósforo provenientes do fosfato bicálcico.

Foram utilizados os resultados de pesquisa sobre metabolismo e cinética do fósforo, em tecidos de eqüinos, por meio da técnica de diluição isotópica, usando o 32P como marcador.

As quantidades de fósforo necessárias para atender as funções de manutenção dos processos metabólicos e de produção dos animais são influenciadas por fatores diversos como: raça, taxa de crescimento e produtividade, estresse de treinamento, desempenho, idade, entre outros.

Os eqüinos apresentam uma situação peculiar quanto aos locais de absorção de fósforo inorgânico ao longo do trato digestivo, pois o local de absorção de fósforo ingerido por cavalos varia com a composição da dieta. Pouco fósforo é absorvido no intestino delgado posterior, quando os animais recebem exclusivamente alimentos volumosos. Nesta situação grandes quantidades de fosfatos são secretadas no ceco e no cólon ventral, que, provavelmente, atuam como tampões aos ácidos graxos voláteis produzidos nestes compartimentos, sendo o cólon o local de maior absorção e de reabsorção dos fosfatos. Quando a dieta é exclusivamente de concentrados, a quantidade de fósforo absorvido aumenta no intestino delgado.

Foram utilizados 16 animais, com idade de dezenove meses e peso médio de 23,9 kg, recebendo dietas fareladas, com três refeições por dia, com a ingestão de matéria seca de

Relacionados