TAREFA 1
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: PRÁTICA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA EM GESTÃO ESCOLAR
ATIVIDADE
ACADÊMICA: MARIA TERESA SANTOS SILVA
Um projeto é uma ação social planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades, baseados em uma quantidade limitada de recursos e de tempo. Ele pode introduzir novas políticas públicas ou atuar na gestão e execução de políticas já existentes. Assim sendo, fale do papel do gestor de projetos em um modelo de gestão participativa, destacando a importância do trabalho em equipe.
Gerenciar projetos exige habilidades e técnicas únicas, diferentes daquelas que são requeridas para gerenciar operações corriqueiras. O gestor de projetos sociais deve ser capaz de desempenhar o papel de intermediador e, muitas vezes, de intérprete entre esses atores, a fim de promover o entendimento e a negociação entre eles.
O gestor é responsável por executar regras e leis; sendo assim sua postura é essencial nesse processo, utilizando se sua competência ao administrar, impor e resolver conflitos que se encontrem no ambiente escolar, que lhe permita realizar um trabalho articulado com todos os componente do processo educacional. Colocando assim, como prioridade a elaboração e execução do projeto político pedagógico, avaliando e participando na elaboração de programas de ensino, incentivando a sua equipe a descobrir o que é necessário para dar um passo à frente, auxiliando os profissionais a melhor compreender a realidade educacional em que atuam, cooperando na solução de problemas pedagógicos, estimulando os docentes a debaterem em grupo, a refletirem sobre sua prática.
O projeto social é uma ação em equipe que precisa mobilizar todos os atores envolvidos – proponentes, implementadores, parceiros, público-alvo. Sendo assim, o gestor deve saber motivar as pessoas, articular as ações e gerenciar o trabalho das equipes. Isto sugere em saber definir com clareza as tarefas a serem realizadas,