Etapas Do Tratamento De Gua
1.
Floculação
2.
Decantação
3.
Filtração
4.
Cloração
5.
Fluoretação
6.
Correção do PH
1. Floculação
faz as partículas finas de areia, argila e matéria orgânica presentes em suspensão na água se agreguem e formarem flocos.
é uma etapa do processo na estação de tratamento de águas em que, após adicionar os coagulantes Al2(SO4)3 (sulfato de alumínio) ou FeCl3 (cloreto férrico), as partículas em suspensão se tornam pequenos flocos.
2. Decantação
Na decantação, como os flocos de sujeira são mais pesados do que a água, caem e se depositam no fundo do decantador. O período médio de retenção da água nesses tanques é de três horas. 3. Filtração
Nesta fase, a água passa por várias camadas filtrantes, compostas por areias de granulometria variada, onde ocorre a retenção dos flocos menores que não ficaram na decantação.
4. Cloração
A cloração consiste na adição de cloro na água clarificada. Este produto é usado para destruição de microorganismos presentes na água, que não foram retidos na etapa anterior.
é considerado indispensável para a potabilização da água.
5. Fluoretação
A fluoretação da água é o ajuste da concentração de fluoreto natural, ou seja, ajustar a água deficiente em fluoreto para o nível recomendado para a saúde dental ideal.
Os três tipos de fluoreto que são utilizados para fluoretar a água são o fluoreto de sódio, fluorsilicato de sódio e ácido fluorsilícico.
A fluoretação da água apresenta uma eficiência de 14% na redução da cárie dentária em crianças.
6. Correção do PH
Esse procedimento serve para corrigir a alcalinidade da água
(PH), preservando a rede de encanamento que irá distribuí-la de futuras corrosões.
é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio.