Tarefa 01
Curso: Especialização em Gestão Pública Municipal
Área/Disciplina: Políticas Públicas
A partir da atividade política (politics) são elaboradas as respostas às demandas da sociedade, e tais decisões podem culminar na formulação de políticas públicas (policy). Assim, pode-se afirmar que as políticas públicas decorrem da atividade política.
De forma geral, tem-se então, a noção de que as políticas públicas são ações, metas e planos traçados pelos governos para buscar solução a problemas da sociedade.
No processo de formulação de uma política pública precisa-se priorizar adequadamente as questões que serão tratadas e as que serão deixadas de lado, em face da escassez ou limitação de recursos necessários para solucioná-los.
Atores diversos podem e devem integrar o sistema político que influenciará na elaboração das políticas públicas e no resultado de sua execução.
No Brasil, não se vê essa integração política ocorrer de forma satisfatória, podendo ser descrita como uma das dificuldades para implementação eficiente de políticas públicas no país. A falta de colaboração, de diálogo entre os gestores públicos resulta em ações mal coordenadas, onde por exemplo, ações de um ente federativo acabam se sobrepondo ou competindo (por exemplo, por motivos políticos partidários) com as ações de outro ente do governo seja a nível federal, estadual ou municipal. Além disso, algumas questões de determinadas políticas públicas são complexas, exigindo ações diversas e específicas para enfrentá-las, e portanto a necessidade de coordenação e estabelecimento de ações intersetoriais, o que muitas vezes não há ou não ocorre.
Neste aspecto, o Brasil necessita ainda evoluir nessa prática a fim de que as respostas às demandas sejam satisfatórias aos anseios da sociedade, trabalhando de forma mais coordenada e envolvendo efetivamente todos os atores necessários (em qualquer esfera e entre eles) no planejamento e execução das políticas públicas.
Ainda, temos que observar