Tapete Persa
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: ESTÉTICA – 4222014
Discente: Rosimeire A. Silva
Os Tapetes Persas são reconhecido como os melhores tapetes do Mundo e tem todo um simbolismo em sua confecção, e também reconhecidos como objeto de decoração e muito luxo, e foi de fundamental importância para a cultura e arte da antiga Pércia.
Os primeiros povos a fabricarem esses tapetes foram nômades, para se proteger do inverno rigoroso.
Sua confecção tem todo umsimbolismo em sua fabricação sendo que cada cor, recorte, desenho ou qualquer detalhe tem grande significação. O luxo associado aos tapetes persas, contrasta imensamente com sua modesta origem entre as tribos nômades da Pérsia.
A matéria-prima usada em sua fabricação: algodão, lã e pigmentos naturais retirados de raízes, pétalas e folhas, possuem infinitas fileiras de nós e quanto mais desses nós mais alto é o preço do tapete.
Nos dias atuais o tapete Persa não representa somente refino e bom gosto mais também objeto de desejo de muitos colecionadores, pela sua exuberância e beleza.Mas são poucos os que conhece a sua significação, como as cores que possuem, o branco significa luto e paz, o vermelho representa alegria e vida, o verde imortalidade e é visto como uma corsagrada, o ouro, púrpura, azul-mongol e o amarelo são as cores do poder,o azul celeste a cor da Pércia e a cor da paz.O azul anil representa solidão, o rosa sabedoria divina, marrom cor da terra significa fertilidade e o negro é pouco usado por acreditarem que traz tristeza. Os nós utilizados são de dois tipos: Persa ou Turco, a maior quantidade de nós na peça garante mais durabilidade e maior valorização do preço. Na sua confecção é usado todo um significado que pode vir de forma real ou estilizado, como por exemplo o escorpião e a tarântula que simboliza a defesa, o camelo simboliza a fortuna e felicidade. O tapete persa é uma parte essencial da arte e cultura persas. A tecelagem de tapetes é