talentos
São Paulo - Na busca por líderes com uma formação sólida e amplo conhecimento do ramo em que atuam, muitas empresas investem pesado em programas de trainee. Após passarem por um rigoroso processo de seleção, jovens recém graduados são imersos no dia a dia da empresa para, no futuro, assumirem cargos de liderança. Segundo indicadores levantados pela Page Talent, candidatos tentam em média 25 programas de trainee e vão adiante no processo seletivo de cerca de dez deles. Para atrair esses “talentos”, as companhias oferecem desde gordas remunerações e participação nos lucros até cursos acadêmicos complementares e experiência internacional.
“Eles são ambiciosos, querem assumir cargos de gestão. É muito importante que a empresa ofereça um desenvolvimento a eles”, diz Manoela Costa, gerente da Page Talent. “Para ter maior aderência, entusiasmo, o programa tem que ser muito completo. Os jovens hoje estão super conectados, visam qualidade de vida e conciliar o trabalho com os interesses pessoais”, reforça a gerente de projetos da Cia de Talentos, Felicia Duarte. Confira algumas lições que sua empresa pode aprender com quem possui alguns dos programas de trainee mais diferenciados do país, segundo os especialistas.
(WWW.exame.com.br – 03/2013)
Empresas estão mais preocupadas com a atração e a retenção de talentos (Pesquisa Tendências de RH 2012 da Hay Group)
SÃO PAULO - Nem mesmo a crise econômica ou os possíveis impactos causados pela vinda de profissionais estrangeiros para o Brasil tem afastado as perspectivas dos empresários brasileiros, que se mantêm otimistas com o cenário atual.
De acordo com um estudo da Hay Group divulgado nesta segunda-feira (19), 53% das empresas estão mais preocupadas com a atração de novos profissionais e 50%, com a retenção de talentos do que com qualquer outro item.
“Esse cenário é causado pelo atual momento econômico do País, que passa por uma expansão em diversos setores. O quadro não é de emprego para todos,