Talentos
O talento e a sua carreira
De origem latina, a palavra talentu em sua essência significa balança, peso. Era moeda na Roma e Grécia Antiga e citada nas parábolas de Cristo. No atual dicionário corporativo a palavra talento logo nos lembra alguém com grande inteligência, extremamente hábil ou com alguma aptidão notável.
Mas a pergunta que não que calar é: Só talento basta?
Não. É um grande erro acreditar que uma pessoa será a solução para todos os problemas. Descobrir e saber usar o seu talento é o que realmente faz a diferença. É preciso fazer bom uso dos seguintes pontos.
Talento é diferente de dom. Dom é uma aptidão natural, genuína e que o distingue das demais pessoas sem muito esforço. Dom é um talento nato, mas nem todo talento é um dom. É bom deixar claro que todos têm talentos, mas que precisam ser descobertos e, principalmente, desenvolvidos.
Iniciativa e criatividade. A iniciativa é um dos ingredientes que não pode faltar na receita dos vencedores. O verdadeiro talento cria soluções, agrega valor ao ambiente e sabe que velhas soluções não são mais a garantia de sucesso. A ação é o que realmente importa!
Foco e execução. Foco é lidar com o que mais importa e execução é descobrir maneiras para fazer acontecer. O talento se entrega de corpo e alma na execução das suas tarefas, busca a excelência em tudo o que faz.
Relacionamento e equipe. O talento pode ganhar um jogo, mas não ganha o campeonato. O talento coopera, compartilha, ensina e aprende. Sente prazer em se relacionar com outras pessoas e sabe que ninguém fez algo sem uma grande equipe do lado.
Integridade e responsabilidade. Talento sem honestidade e caráter de nada vale. A irresponsabilidade e falta de integridade afundam empresas, acaba com qualquer carreira e não sustenta o sucesso a longo prazo.
O talento é dono da sua carreira. Você é o profissional dos seus sonhos? Dentro do meu contexto atual quais os talentos