Tailorismo
Frederick Winslow Taylor foi o iniciador da eficiência industrial, sendo chamado o “pai da organização científica do trabalho”. Ele contribuiu de forma eficaz para o desenvolvimento industrial do século XX.
Taylor nasceu em Germantown, subúrbio da Filadélfia, Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos , no dia 20 de março de 1856, a família de Taylor pertencia á classe média, não era rica nem pobre: sua situação financeira era razoável. Ele estudou nos colégios dos Estados Unidos, se preparou para o exame de vestibular, pois era desejos dos seus pais que si forma-se em leis.
Alguns afirmam que Taylor era tão estudioso que não pode realizar a sua ambição de tornar-se advogado, por haver arruinado á sua visão nos estudos. Taylor abandonou os estudos aos 18 anos e entrou em uma oficina mecânica, perto da sua residência, onde como aprendiz trabalhou em maquinas, ferramentas e na fabricação.
A aprendizagem de Taylor terminou justamente nos anos de 1873 onde os negócios estavam muito difícil naquela época, sendo impossível a muitos mecânicos obter o serviço. Por esse motivo, foi obrigado a começar como operário, e não como mecânico, aos 22 anos em 1878 ele conseguiu emprego em uma oficina de construção de maquinas. Pouco depois o contador da empresa foi despedido, ele fez um curso e foi chamado a ocupar o cargo provisoriamente e depois em caráter definitivo.
Pouco depois colocaram como torneiro, em vista de apresentar maior rendimento do que os companheiros. Alguns meses depois, foi confiado o lugar de mestre dos tornos, neste posto destacou-se rapidamente, graças a sua vontade de trabalhar fora de hora e aos cuidados as maquinas.
Naquela época estava em moda o sistema de pagamento por peça. Se os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, os trabalhadores procuravam ganhando fazer parecer que não podiam produzir mais do que certo número de peças por dia. Os operários em conjunto planejavam os trabalhos que deviam