O menino do pijama as riscas
No primeiro dia Bruno vê da janela do seu quarto “uma quinta”( um campo de concentração) cheio de crianças e adultos. Bruno adorava explorar por isso, decidiu ir ver a quinta e falar com as crianças de lá, e é aí que encontra Samuel, um rapaz de também nove anos de pijama às riscas, e assim se trava uma amizade entre dois rapazes onde uma cerca dividi-os.
Certo dia o pai de Bruno diz-lhe que ele, a mãe e a Gretel vão voltar para a casa de Berlim, e Bruno não quer porque, isso significa separar-se do Samuel, então vai contar que vai voltar para Berlim e Samuel conta-lhe que o seu pai desapareceu. Bruno diz-lhe que na próxima manhã antes de partir vai ter com ele, passa para o outro lado da vedação e ajuda-o a encontrar o pai, assim seria a sua última aventura.
E assim foi, mas quando Bruno estava a preparar-se para ir para casa, chegam os guardas e mandam-nos para uma câmara de gás, que segundo o Bruno era uma sala quente para as pessoas se abrigarem da chuva (isto é para verem até onde vai a inocência de