taguatinga
Limites Geográficos: Taguatinga faz divisa ao norte com as Regiões Administrativas de Brasília e Brazlândia, ao sul com a de Riacho Fundo, a leste com as do Guará e Núcleo Bandeirante e a oeste com as de Ceilândia e Samambaia
Relevo: é formado por chapadas que apresentam topografia plana com suaves ondulações e alto índice de acidez.
Solo: as principais classes de solo que ocorrem na Região Administrativa de Taguatinga são:
Latossolos - solos altamente intemperizado, resultantes da remoção de sílica e de bases trocáveis do perfil. As formas de relevo predominantes nos Latossolos são conhecidas regionalmente como chapadas, que apresentam topografia plana a suave-ondulada. Morfologicamente são solos minerais e com alta permeabilidade de água. O manejo inadequado dos Latossolos pode causar graves danos ao meio ambiente. O desmatamento indiscriminado pode levar a formação de sulcos e voçorocas de difícil controle.
Cambissolos - solos que apresentam um horizonte subsuperficial submetido a alteração química e física em grau não avançado, porém suficiente para o desenvolvimento de cor e estrutura. Geralmente, apresentam minerais primários facilmente intemperizáveis.
Geralmente estão associados a relevos mais movimentados (ondulados e forte-ondulados). Podem ser desde rasos a profundos, com profundidade em torno de 1,00m. São indicados no campo pela presença de mica na massa do solo e pela sensação de sedosidade na textura, devido ao silte.
Morfologicamente são solos de coloração bruna-amarelada no horizonte superficial e vermelho-amarelada no subsuperficial. Em alguns perfis, observa-se a presença de cascalhos e materiais concrecionários.
Os principais tipos de Cambissolos que ocorrem na Região Administrativa de Taguatinga são:
Hidromórficos - Plintossolos - solos minerais hidromórficos, com séria restrição à percolação de água, encontrados em situações de alagamentos temporário e, portanto, escoamento lento.