historia de taguatinga
O começo
Taguatinga surgiu devido ao crescimento populacional rápido do Núcleo Bandeirante. No final da década de 1950, o povoado, criado para abrigar e dar suporte aos trabalhadores que vieram construir Brasília, não conseguia mais suportar a massa de imigrantes que chegavam todos os dias de todas as regiões do país. Com isso, as invasões se multiplicaram intensamente. A pressão demográfica foi tanta que a Guarda Rural chegou a interceptar caminhões com pessoas na estrada, os chamados “paus de arara”, que eram deixados à beira da estrada pelos motoristas e obrigados a retornar a sua cidade de origem.
Taguatinga foi a primeira cidade criada com o objetivo de por fim nas invasões que formaram-se nas áreas urbanas de Brasília. Implantada em terras do município de Luziânia- Goiás na fazenda Taguatinga em 5 de julho de 1958. Inicialmente a cidade foi chamada de “Vila Sarah Kubitschek” , logo depois chamada de “ Santa Cruz de Taguatinga” e quase foi denominada “Presidente Kennedy” por ocasião da morte do chefe de estado americano, sendo então por ultimo denominada “Taguatinga”. Em 1960 Taguatinga já havia 26.000 moradores. Origem do nome “Taguatinga”
O nome Taguatinga vem do nome da fazenda que deu origem ao seu território. Taguatinga é um vocábulo de origem tupi e composto para designar ”terra branca” ou “barro branco” ocorrência geológica comum ali. “Taguá”, em tupi, significa “terra”, e “tinga” quer dizer “branco”, “branca”. Alguns discordam dessa corrente e dão á Taguatinga o significado de “terra de aves brancas”.
A primeira manifestação popular do Distrito Federal
O traçado de Taguatinga tinha sido previsto por Lúcio Costa como cidade-dormitório com 25 mil habitantes e deveria nascer 10 anos depois da inauguração de Brasília, porem, um fato inesperado precipitou os acontecimentos. No dia 31 de maio de 1958, o então presidente, Juscelino Kubitschek iria jantar com uns amigos num dos restaurantes da cidade do Núcleo