A Realidade da Segurança Pública em Taguatinga
Dados mostram que a segurança pública de Taguatinga não está boa, apesar de ser considerada um bairro com o índice acima da média, pesquisas feitas com a comunidade e reportagens mostram que é preciso fazer melhorias.
Uma audiência pública foi feita, para se discutir a criminalidade em Taguatinga e outra cidade.
“ A audiência pública é embasada em um inquérito civil público, aberto pelo Promotor de Justiça Reinaldo Koch Filho, em agosto, que relacionou o baixo efetivo e a falta de equipamentos das polícias com a ocorrência de crimes especializados nas duas cidades. [...]
Segundo o inquérito civil, é crescente o número de assaltos a banco, extorsões mediante sequestro e roubos de veículo nas cidades. A agência do Banco do Brasil em Taguatinga, inclusive, não está funcionando desde a explosão de suas instalações, em agosto último, por assaltantes fortemente armados. Antes, em relação à mesma agência, houve sequestro da família do gerente (2010) e um assalto que deixou dois policiais e um idoso feridos (2012).”
(Texto tirado de:http://conexaoto.com.br/2013/09/20/audiencia-publica-discute-criminalidade-em-taguatinga-e-ponte-alta-do-bom-jesus) Segundo essa mesma reportagem a proporção de policiais para cada número de habitantes é como a mostrada abaixo:
Ou seja, cerca de um policial para cada 692 habitantes, o que é um pouco acima da média se compararmos com outras cidades como: Samambaia, Sol nascente, Planaltina etc. Mas o índice de criminalidade em Taguatinga ainda assim é alto. Uma outra medida que esta sendo tomada pelo governo para melhorar principalmente pontos com índices de tráfico de drogas, principalmente, e violência etc, esta mostrada nessa reportagem:
“ [...] Ontem, teve início a instalação de 20 câmeras de segurança em Taguatinga Centro. A administração regional deve passar os próximos dias colocando 26 postes na área, 20 para os dispositivos e seis para os equipamentos de transmissão. De