Tagarela - Redes
Nos drivers de protocolo fica o código das várias opções de protocolos de comunicação disponíveis na estação. Alguns exemplos de drivers mde protocolo são: TCP/IP, SPX/IPX, NetBIOS. Os drivers de protocolo definem a interface usada pelas aplicações distribuídas para intercâmbio de dados.
TCP/IP – é constituído de um protocolo de nível de rede Internet Protocol, e do protocolo de nível de transporte Transmission Control Protocol. O TCP/IP teve seu início como parte do sistema operacional UNIX, em meados da década de 70. Os profissionais de rede que anteriormente haviam se baseado no UUCP (UNIX to UNIX Copy Program) para copiar arquivos e e-mail entre computadores decidiram que era necessário uma maneira melhor, mais interativa de se trabalhar em rede, nascendo assim o TCP/IP.
IPX/SPX – Contém os protocolos básicos dos sistemas operacionais de rede da empressa NOVELL. Os protocolos IPX/SPX baseiam-se em protocolos que fazem parte da pilha de protocolos XNS (Xerox Network System), desenvolvida pela XEROX. O protocolo IPX (Internetwork Packet Exchange) é o protocolo usado para o nível de rede. O emsmo fornece ums erviço de datagrama não confiável (Normalmente o SPX), isto é, seus pacotes são transmitidos sem que seja necessário estabelecer conexões. Os endereços IPX são formados por três componentes: O endereço da rede onde está conectada a estação, o endereço da estação na rede e o endereço de uma porta Socket que identifica o processo que está executando na estação que enviou ou que irá receber o pacote. O SPX (sequenced Packet Protocol) é o protocolo utilziado pela NOVELL para o nível de transporte. O SPX implementa um serviço de circuito virtual, ou seka, mecanismos de controle de erro, de fluxo e de sequenciação.
Dicas do IPX:
IPX é um protocolo tagarela. O mesmo divulga sua presença na rede. Esta característica é interessante para redes pequenas. Emr edes grandes o mesmo torna-se um problema, pois consome muito banda