Trabalho
Silêncio: o introvertido costuma capturar detalhes mais facilmente
Flickr/Creative Commons/Steven Depolo
CARREIRA10/09/2014 15:00
5 vantagens competitivas dos introvertidos no trabalho
Claudia GaspariniClaudia Gasparini, de EXAME.com 22008 views 4
São Paulo - Você fala baixo, fica vermelho ou gagueja quando lhe fazem uma pergunta? Pois saiba que o mercado de trabalho precisa de você - justamente por causa dessas características, e não apesar delas.
A introversão pode ser um traço muito valioso para ter sucesso profissional, segundo Adriana Gomes, psicóloga e especialista em carreira. “Esse pode ser um grande diferencial para quem desempenha atividades de análise e planejamento, por exemplo”, afirma.
Ao contrário do tímido, que não se expõe por insegurança pessoal, o introvertido prefere atividades solitárias e se ancora em seu próprio mundo interior.
De acordo com Adriana, esse perfil psicológico tem grandes vantagens sobre o seu oposto - o extrovertido.
É claro que a “balança” da sociedade sempre pendeu, e ainda pende, para os sociáveis, empolgados e tagarelas. Culturalmente, os quietos são percebidos como inseguros e hesitantes.
“No fim, muita gente acaba pensando que o comportamento do extrovertido é o mais adequado para o mundo do trabalho”, diz o profissional de coaching Maurício Sampaio. “Mas é impossível falar em um perfil certo para o mercado”, completa.
A diversidade de comportamentos, aliás, é o que gera resultados promissores, acrescenta Adriana. “Introvertidos e extrovertidos são perfis complementares, que contribuem cada qual à sua maneira para a produtividade de um grupo”, explica ela.
Sim, o extrovertido pode colaborar muito com sua sociabilidade, entusiasmo e facilidade de comunicação - mas o introvertido não fica atrás em número de qualidades. Veja a seguir algumas delas:
1. Concentração
De acordo com Sampaio, o introvertido ganha pontos por perder menos tempo com conversas paralelas no trabalho.